Filmes que marcaram infâncias

Os japoneses mandam muito bem nos animes, isso ninguém duvida, principalmente quando se trata de filmes. Sou do tempo em que se assistia fitas VHS, e também torcia para passar um filme inédito na TV.

Nessa época conheci a maioria das animações que vou citar aqui nessa lista, infelizmente alguns não são mais transmitidos na TV, mas para a nossa sorte podem ser encontrados facilmente na internet. Pensando nisso, resolvi trazer uma lista com 5 filmes de animações japonesas que você deve assistir.

Dica de leitura: Mulher maravilha 2 ; Nova armadura no próximo filme da heroína

1. As memorias de Marnie

As memorias de Marnie

[wptab name=’Sinopse’]Anna, uma menina solitária e curiosa, decide explorar uma velha mansão abandonada e conhece uma garota loira misteriosa que somente ela consegue ver.[/wptab][wptab name=’Trailer’][/wptab]

[end_wptabset][end_wptabset]

Começo essa lista com uma obra do renomado estúdio Ghibli, esse filme foi lançado recentemente em formato digital aqui no Brasil, e o melhor, pode ser encontrado dublado. Como sempre o estúdio Ghibli caprichou nos gráficos, fazendo com que as expressões dos personagens fossem bem realistas.

A história é linda e bem escrita, pois a medida que o filme avança, um certo suspense surge. A amizade entre as duas garotas chega a ser meio confusa para quem assiste, mas tudo se esclarece no final, e tenho que dizer, que final mais emocionante. Juro que os ninjas cortadores de cebolas passaram pela minha tela.

As memorias de Marnie é daqueles filmes que você precisa assistir com bastante atenção, pois uma grande lição de vida é transmitida no decorrer da história.

2. Meu vizinho Totoro

Meu vizinho Totoro

[wptab name=’Sinopse’]As irmãs Satsuki e Mei se mudam para o campo para ficar mais perto do hospital onde sua mãe está internada. Lá conhecem os Totoros, adoráveis criaturas místicas e alegres, que só podem ser vistas pelas crianças. Com eles, as duas irmãs viverão mágicas aventuras no campo.[/wptab][wptab name=’Trailer’][/wptab]

[end_wptabset]

[end_wptabset]

Agora começam os filmes mais antigos, esse mesmo faz 30 anos que foi lançado. Mesmo naquele tempo o estúdio Ghibli já se destacava pela qualidade das produções. Foi a história das duas irmãs que encantou toda uma geração, e que continua até hoje, pois não há como falar sobre filmes animados e não citar Meu vizinho Totoro.

O filme é simplesmente lindo, e emocionante. A amizade das pequenas menos o Totoro criaturas, ajudam as duas irmãs a esquecer por um momento a situação difícil ao qual estão passando, afinal todo mundo deseja um amigo sincero nas horas de aperto. Principalmente se for mágicos e fofos.

3. O castelo animado

O castelo animado

[wptab name=’Sinopse’]Uma bruxa lança uma terrível maldição sobre a jovem Sophie transformando-a numa velha de 90 anos. Desesperada, ela embarca numa odisseia em busca do Castelo Andante, onde reside um misterioso feiticeiro que poderá ajudá-la a reverter o feitiço.[/wptab][wptab name=’Trailer’][/wptab]

[end_wptabset]

[end_wptabset]

Esse filme não é tão antigo, mas também não é recente. Faz 14 anos que foi lançado e foi muito exibido na TV em meados de 2006, e como os filmes citados anteriormente, ele também faz parte do acervo dos estúdios Ghibli fazer o que, os caras são feras. O castelo animado foi o segundo filme animado japonês que assisti e que me encantou de imediato. Todo o mistério envolta do mágico e os personagens cativantes  me deixaram sem palavras.

Leia também:
Novo OVA de Re: Zero tem data de estreia revelado

Pode parecer meio clichê, mas a personagem que mais gosto é definitivamente a Sophie, pois mesmo com o mal que a bruxa lhe fez, não guardou rancor algum.

4. A viagem de chihiro

A viagem de chihiro

[wptab name=’Sinopse’]Chihiro e seus pais estão se mudando para uma cidade diferente. A caminho da nova casa, o pai decide pegar um atalho. Eles se deparam com uma mesa repleta de comida, embora ninguém esteja por perto. Chihiro sente o perigo, mas seus pais começam a comer. Quando anoitece, eles se transformam em porcos. Agora, apenas Chihiro pode salvá-los.[/wptab][wptab name=’Trailer’][/wptab]

[end_wptabset]

[end_wptabset]

Quem nasceu nos anos 90 e não assistiu esse filme, que atire o primeiro DVD. Um dos maiores sucessos do estúdio Ghibli, e que foi reconhecido mundialmente, chegando até a ganhar um Oscar de melhor animação. A viagem de chihiro também foi o primeiro filme animado japonês que assisti na minha vida.

Quem trouxe essa obra prima para o Brasil foi simplesmente a Disney i love YOU. A viagem de Chihiro marcou uma geração, e que com certeza ainda é lembrado por muita gente.

5. O tumulo dos vagalumes

O tumulo dos vagalumes

[wptab name=’Sinopse’]O filme relata a história de dois irmãos, Seita e Setsuko, no período da Segunda Guerra Mundial no Japão. O pai deles é convocado a defender o país na guerra, pois faz parte da marinha japonesa, e a mãe falece em um bombardeio de aviões norte-americanos.

A partir daí, o filme mostra a luta pela sobrevivência das duas crianças, em meio à pobreza e miséria que assola o país. Fome, doenças e a falta de generosidade e de sensibilidade dos adultos faz deste percurso um dos filmes mais bonitos e comoventes sobre o trágico quadro gerado pela guerra.[/wptab][wptab name=’Trailer’][/wptab][end_wptabset][end_wptabset]

Não tenho palavras para descrever esse filme, só pelo titulo você já sente uma emoção e não é para menos, afinal o filme trata de um tema bastante sério e de um momento da história que ficou marcado na memoria e nos livros. Confesso que me emocionei muito assistindo os dois irmãos tentando sobreviver sozinhos no meio de tanta destruição.

O Seita teve que se tornar o pai e a mãe de sua pequena irmãzinha, se esforçando ao máximo para tentar tornar aquela situação em que estavam menos sofrível possível e assim tentar trazer pelo menos um pouquinho de alegria para a Setsuko.

O tumulo dos vagalumes mostra de forma clara o real cenário da guerra. Através do filme podemos ver quem mais sofre nesses momentos, e que apesar de tudo a esperança continua.

Essa foi a lista dos 5 filmes de animações japonesas que você deve assistir, espero que tenham gostado.